Hoje é

Busto - Dr. Augusto Teixeira de Freitas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014



 Inauguração do Busto do Dr. Augusto Teixeira de Freitas aconteceu na sede da OAB de Niterói - RJ na Rampa do Plenário - 11º andar ás 11hs da manhã do dia 11 de agosto. 
O busto foi elaborado pela escultora Jo Grassini. 


Augusto Teixeira de Freitas ( cachoeira , 19 de agosto de 1816- Niterói, 12 de dezembro de 1883) foi um dos mais importantes jurisconsultos brasileiros, a ponto de ser reconhecido como o jurisconsulto do império. Sua obra constitui objeto de profundos estudos acadêmicos até os dias de hoje, no Brasil e no exterior.
Formado pela Faculdade de Direito de Olinda  — atual Faculdade de Direito do Recife —, mas tendo estudado também em São Paulo, Teixeira de Freitas foi o responsável pela extraordinária Consolidação das Leis Civis brasileiras, de 1858, e autor da primeira tentativa de codificação civil do Brasil: seu "Esboço de Código Civil", feita por encomenda do imperador D. Pedro II, por meio de decreto de 11 de janeiro de 1859. Foi uma obra com aproximadamente 5.000 (cinco mil) artigos, que apesar de não ter sido diretamente utilizada no Brasil, inspirou trabalhos posteriores no país, tal como o que resultou no Código Civil de 1916, de Clóvis Beviláqua, como também influenciou profundamente os processos de codificação no Paraguai, no Uruguai, no Chile, na Nicarágua e, principalmente, na Argentina, onde serviu como modelo ao Código Civil elaborado por Vélez Sarsfield.
Cursou o primeiro ano do curso de Direito, em Olinda e o segundo, terceiro e quarto anos, em São Paulo, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde sofreu o rigor de dois catedráticos, tendo sido aprovado com nota simples (simplificado, diziam os estudantes), apesar de suas qualidades e dos elogios recebidos. Entretanto, vai concluir os estudos em Olinda, em 1837, com nota máxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui um Comentário!

Redes Socias

Share |

Visitas

Flickr

Links

Seguidores

  © by galeriaportugal

Back to TOP