O Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba - Minas Gerais recebe a doação de três bustos para o seu acervo - Dr. José Alves Fortes, Dr. Marley Baranda Fortes, Dr. Waldenir de Bragança.

                                                                        
Nesta segunda-feira dia 28 de setembro de 2015, o Museu de História e Ciências Naturais recebeu para compor o acervo a doação de três bustos em bronze esculpidos pela escultora brasileira Jo Grassini. 
Os bustos doados para o Museu foram dos cidadãos alémparaibanos Dr. José Alves Fortes, ex-prefeito, advogado, professor e fundador das Faculdades da Fundação Educacional de Além Paraíba – FEAP; o Busto de D’. Marley Baranda Fortes, ilustre cidadã alémparaibana assina partes da memória histórica da cidade quando nos anos de 1950 à 1970 representou a cidade de Além Paraíba em seus anos de ouro em eventos culturais e artístico, sobretudo com a música, tendo gravado um disco no Rio de Janeiro por Waldir Calmon.  Foi candidata a Miss Minas Gerais com publicação na Revista Cruzeiro - como pianista participou de grandes eventos no antigo Rex Club, famoso por seus Bailes de Carnaval e na Rádio Porto Novo nos concursos de beleza. E o busto do Dr. Waldenir de Bragança, médico, advogado e historiador niteroiense e cidadão honorário alémparaibano.  
A homenagem tanto ao Dr. José Alves Fortes como a D’. Marley Baranda Fortes sua esposa e ao Dr. Waldenir de Bragança deu-se pelo grande incentivo cultural e serviços prestados nas áreas da educação, do Direito, da medicina e da história. A Antiga Estação Ferroviária de Porto Novo (1871) foi um espaço oferecido pelo Dr. José Alves Fortes durante a sua gestão como secretário municipal de cultura. Com isso, o espaço passou a abrigar o acervo histórico e a firma-se como instituição - (Museu de História e Ciências Naturais), iniciativa que justifica a doação dos bustos em bronze entregues neste dia 28 de setembro de 2015. 
 Dr. José Alves Fortes e a sua esposa Marley Baranda Fortes trabalharam com perseverança unindo forças com os pesquisadores, historiadores e demais profissionais da cidade numa ação conjunta conseguiram com o diretor do Museu André Martins Borges obter apoio dos cidadãos alémparaibanos que trabalharam nas antigas indústrias de tecido, de papel, ferrovia, e no Cinema Brasil reunir objetos para o acervo-, importante tarefa e objetivo favorável na revitalização da memória histórica da cidade de Além Paraíba.

O Museu de História e Ciências Naturais fundado em agosto de 1993 está localizado na Estação Ferroviária de Porto Novo - Além Paraíba na Zona da Mata.  O Museu possuí um acervo 4.500 peças dentre as quais incluí as ossadas das baleias retiradas de escavações, devidamente catalogadas pelo paleontólogo Sergio Alex Azevedo -, com mais 30.000 anos de existência. O diretor do Museu Histórico e Ciências Naturais André Martins Borges com afinco tem agregado ao acervo importantes objetos pertencentes ao antigo Cinema Brasil-, filmes a partir da década de 1930 - um levantamento de pesquisa que gerou resultados concretos, ou melhor, as 9 salas de cinema dos áureos tempos de ouro do Cinema Brasil. E a FUNCAP que é a (Fundação Cultural de Além Paraíba) onde conserva o acervo fotográfico e os periódicos da cidade. Desde 2005, funciona como sede, além de um Telecentro Comunitário em parceria com o Cine mais Cultura – do Ministério da Cultura/Secretária do Audiovisual concedeu ao Museu uma sala de 45 lugares, aberta ao público com exibição dos filmes, fortalece o fomento da educação, da cultura e do resgate da memória histórica da cidade.

Texto e fotografia: Chris Portugal.        






Jo Grassini e Marley Baranda Fortes
      Dr. José Alves Fortes,  Jo Grassini e Marley Baranda Fortes




A fotografa Chris Portugal, a escultora Jo Grassini, o diretor do Museu de História e Ciências Naturais André Martins Borges e o advogado e criador e fundador da FEAP Dr. José Alves Fortes.



Comentários