Academia Fluminense de Letras homenageia Albertina Fortuna Barros com busto modelado pela escultora Jo Grassini.














Busto Albertina Fortuna Barros

A Academia Fluminense de Letras homenageia Albertina Fortuna Barros com busto modelado e concebido pela escultora Jo Grassini. A inauguração do Busto aconteceu nesta quinta-feira dia 13 de março de 2014, às 17 horas na Biblioteca Pública de Niterói localizada na Praça da República, nº 7, centro, Niterói - RJ.
           
Albertina Fortuna Barros foi a primeira mulher Acadêmica , Secretária e Presidente da Academia Fluminense de letras.  Professora Albertina Fortuna (1909-1995) – Destacou-se como educadora, filha de Alberto da Cruz Fortuna e Juvenália Rodrigues Fortuna, nasceu em Niterói em 27 de dezembro de 1909 e faleceu na mesma cidade em 30 de janeiro de 1995.
Formada pela Escola Normal de Niterói, desempenhou por mais de dez anos a função de professora primária do estado do Rio. Lecionou nos colégios Brasil e Plínio Leite, no Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro, mais tarde desdobrado em Escola Normal e Liceu Nilo Peçanha de Niterói e no Colégio Pedro II. Fundou e dirigiu no Barreto, o primeiro Ginásio da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Licenciada pela Faculdade Fluminense de Filosofia (atual Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense – UFF), foi docente da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu a Biblioteca Pública do estado do Rio de Janeiro. Foi membro da Academia Fluminense de Letras e da Academia Brasileira de Filologia.


Comentários