Busto do Dr.Levi Carneiro.


Um pouco da história do Dr. Levi Carneiro foi contada na cerimônia. A OAB em Niterói homenageou a figura ilustre do seu fundador com um Busto. Levi Carneiro, formou-se em direito pela Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Levi acabou tornando-se um dos maiores nomes da classe advocatícia no Brasil, sendo um dos fundadores e o primeiro Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo ainda presidido o Instituto dos Advogados do Brasil. Representou o Brasil em diversos eventos jurídicos internacionais, tendo ocupado vários cargos públicos na área do Direito. Na política foi Deputado Constituinte em 1934, perdendo o mandato com o golpe que instituiu o Estado Novo.
No Direito Internacional destacou-se como membro brasileiro no Tribunal Internacional de Justiça, na Haia, da qual foi juiz (1951 a 1954).
Como escritor, além da literatura jurídica, foi diretor da Revista Brasileira. Foi membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro benemérito do Instituto dos Advogados Brasileiros, da Associação Brasileira de Educação; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); da Sociedade Brasileira de Direito Internacional; e membro de várias academias internacionais e estaduais.
Foi eleito em 23 de julho de 1936 tomando posse em 7 de agosto de 1937,  da cadeira 27, que tem por patrono Maciel Monteiro, com saudação pelo acadêmico Alcântara Machado, sendo o seu quarto ocupante.


Comentários