Busto Tycho Ottílio de Siqueira Machado



Tycho Ottilio de Siqueira Machado
( UFF - medicina )

         É interessante chamarmos atenção, aqui, para o fato de que disciplinas de Medicina Preventiva, Higiene, Medicina Social, Eugenia e Hominicultura, tinham, à bépoca, um contexto bastante distinto daquele que apresentam nos nossos tempos.  A"Eugenia" tinha como preocupação a melhoria da "raça" brasileira e em considerada, nas décadas de 1920 e 1930, pelos principais médicos de nosso país, a mais nova tendência da medicina.
O Brasil, segundo o sanitarista Miguel Pereira, era "um grande hospital", e higienizar e eugenizar seriam, no caso, combater as principais doenças endêmico-epidêmicas nacionais. Nitidamente, nesse discurso, quando do início do curso médico, nota-se uma preocupação com as questões sociais inseridas na formação dos alunos da FFM. A Aula inaugural, sob o título "Valor dos Estudos Experimentais na Biologia Geral" foi ministrada no dia 31 de maio de 1926 pelo Professor Tycho Ottílio de Siqueira Machado, Catedrático de Biologia e Parasitologia.
O próprio título da aula sugere a atualidade da preocupação do corpo docente com o ensino da medicina experimental, bastante polêmico na época. Havia uma tradição anátomo-clínica, herdada do século XIX, que privilegiava a anamnese e o exame físico para o diagnóstico, à qual vinham se contrapondo importantes autoridades médicas; tal contraposição foi traduzida como uma contenda entre a "medicina arte" e "medicina ciência”.

Comentários

Janete disse…
VOCÊ É UM TALENTO!!! SEUS TRABALHOS SÃO LINDISSIMOS!

MONTE DE BEIJOS
Unknown disse…
Olá Jô, seus trabalhos estão cada vez mais sublime. Sou teu fã. Abraços do ex aluno Robson