Busto Tycho Ottílio de Siqueira Machado

quinta-feira, 28 de maio de 2009



Tycho Ottilio de Siqueira Machado
( UFF - medicina )

         É interessante chamarmos atenção, aqui, para o fato de que disciplinas de Medicina Preventiva, Higiene, Medicina Social, Eugenia e Hominicultura, tinham, à bépoca, um contexto bastante distinto daquele que apresentam nos nossos tempos.  A"Eugenia" tinha como preocupação a melhoria da "raça" brasileira e em considerada, nas décadas de 1920 e 1930, pelos principais médicos de nosso país, a mais nova tendência da medicina.
O Brasil, segundo o sanitarista Miguel Pereira, era "um grande hospital", e higienizar e eugenizar seriam, no caso, combater as principais doenças endêmico-epidêmicas nacionais. Nitidamente, nesse discurso, quando do início do curso médico, nota-se uma preocupação com as questões sociais inseridas na formação dos alunos da FFM. A Aula inaugural, sob o título "Valor dos Estudos Experimentais na Biologia Geral" foi ministrada no dia 31 de maio de 1926 pelo Professor Tycho Ottílio de Siqueira Machado, Catedrático de Biologia e Parasitologia.
O próprio título da aula sugere a atualidade da preocupação do corpo docente com o ensino da medicina experimental, bastante polêmico na época. Havia uma tradição anátomo-clínica, herdada do século XIX, que privilegiava a anamnese e o exame físico para o diagnóstico, à qual vinham se contrapondo importantes autoridades médicas; tal contraposição foi traduzida como uma contenda entre a "medicina arte" e "medicina ciência”.

2 comentários:

Janete 28 de maio de 2009 15:13  

VOCÊ É UM TALENTO!!! SEUS TRABALHOS SÃO LINDISSIMOS!

MONTE DE BEIJOS

SynysteR 10 de setembro de 2009 19:32  

Olá Jô, seus trabalhos estão cada vez mais sublime. Sou teu fã. Abraços do ex aluno Robson

Postar um comentário

Deixe Aqui um Comentário!

Visitas

Flickr

Links

Seguidores

Direitos Reservados, Lei 9610/98

Lei de Direito Autoral (nº 9610/98)

Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências


  © by galeriaportugal

Back to TOP